A Secretaria Municipal de Saúde de Itanhaém, através do Programa do Governo Federal Farmácia Popular, facilita o acesso da população a medicamentos com redução de até 90% do valor comparado a farmácias e drogarias privadas.
O programa já atendeu no último ano mais de 750 receitas oriundas da rede pública de saúde ou privada, que são aceitas até seis meses após a prescrição. Depois deste período, a receita deverá ser renovada.
No local, é possível encontrar medicamentos para diabetes, como Metformina e Glibenclamida; para hipertensão, como Atenolol, Enalapril, Captopril, Hidroclorotiazida, Furosemida e Mononitrato de Isossorbida; para moderador de colesterol, como Sinvastatina; para úlcera gástrica, como omeprazol e ranitidina; antialérgicos; medicamentos para gota; reumatismo; antibióticos; psicoativos; além de contraceptivos em geral, inclusive a emergencial do dia seguinte; Azatioprina; e preservativos masculinos.
Há ainda a distribuição gratuita do remédio Tamiflu, utilizado para tratamento de pacientes diagnosticados com gripe A H1N1.
Para a compra dos medicamentos é necessário comparecer na avenida Harry Forssell, 1.505, no Jardim Sabaúna, e apresentar a receita médica ou odontológica. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Informações podem ser obtidas por meio dos telefones (13) 3427-2768 ou 3427-2736.
PROGRAMA – Criado pelo Governo Federal em 2004, o Programa Farmácia Popular do Brasil tem unidades próprias desenvolvidas em parceria com os Estados e Municípios do País. Tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais para o tratamento de doenças com maior ocorrência no Brasil. Em Itanhaém, o serviço existe desde 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário